Conhecido pelas planilhas e por ser um dos primeiros a definir os reajustes das mensalidades escolares, o gerente Administrativo e Financeiro da Rede de Escolas São Francisco, Ademar Joenck, já está com os percentuais de 2022 na mão e enviou à coluna. Cada unidade e nível de ensino tem o seu, mas a média ponderada foi de 7,8%. O mínimo é de 6,91% e o máximo, de 9,86%.
Nenhum deles, portanto, atingiu dois dígitos. Também ficam muito abaixo do IGP-M, índice de inflação que costumava ser parâmetro, mas que, nos últimos 12 meses, está acumulado em cerca de 25%. A mensalidades escolares são definidas por planilhas de custos, que, normalmente, têm a folha de pagamento como o maior peso.
O IGP-M foi muito pressionado pelos preços das commodities no mercado internacional, com impactos aqui, como nos custos da construção e no restante da indústria. A mensalidade da Rede São Francisco e, provavelmente, das demais escolas terá um reajuste mais próximo do IPCA, que considera a variação de preços ao consumidor e é a inflação oficial do país. Ele está alto, mas nem perto do IGP-M. Caso contrário, seria um baque intenso demais nas finanças das famílias.
Nova unidade
A Rede de Escolas São Francisco também prepara sua nova unidade. Ela ficará em Guaíba, como a coluna já havia noticiado em agosto. A instalação será no Guaíba Park, um condomínio planejado em construção que tem a Dallasanta Empreendimentos como sócia. A instituição de ensino colocará no espaço uma unidade de 9,8 mil metros quadrados, com capacidade para até 1,2 mil alunos. O investimento inicial será de de R$ 6,5 milhões.
As obras começam assim que saírem as liberações. A previsão é dar início às aulas em 2026. Também será construída uma igreja no local.
- Acreditamos no município de Guaíba, no atual desenvolvimento e em seu futuro, por isso focamos também nosso negócio e capacidade educacional neste empreendimento - diz Ademar Joenck.
A rede tem, atualmente, 10 unidades educacionais, totalizando 4.510 alunos e 485 funcionários.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.