Vem em ótima hora a queda no desemprego no Rio Grande do Sul. No país também, claro, mas o leitor sabe do olhar local da coluna. Os dados surpreenderam positivamente. Segundo o IBGE, a taxa recuou para 8,8% no segundo trimestre, menor do que no primeiro trimestre (9,2%) e do que mesmo período do ano passado (9,4%).
A boa notícia também tem outros aspectos positivos. A taxa caiu porque foram criados postos de trabalho e não porque pessoas desistiram de procurar emprego, como ocorreu nos primeiros meses da pandemia. São 126 mil pessoas a mais trabalhando, com queda de 11 mil no contingente de desempregados.
Um destaque é que houve avanço no emprego com carteira assinada também. Em geral, os rendimentos destes trabalhadores são mais altos, e esse vínculo gera mais segurança para consumir. O IBGE considera emprego formal, informal, empregadores, trabalhadores por conta própria com e sem CNPJ e trabalhadores domésticos.
Além disso, houve um recuo grande no número de desalentados, que são as pessoas que desistem de buscar trabalho. Esse número caiu de 114 mil para 75 mil na passagem do primeiro para o segundo trimestre de 2021.
Por que é tão importante que o mercado de trabalho tenha bons resultados agora? Estamos nos aproximando do último trimestre do ano, quando ocorrem grandes movimentações no varejo e em serviços. Eles precisam da renda e da confiança do trabalhador, que está, por outro lado, combatendo o impacto da inflação no orçamento. Além disso, termina em outubro o pagamento do auxílio emergencial e já acabou o programa de manutenção do emprego e da renda, quando voltam ao trabalho aqueles funcionários que tiveram sua jornada reduzida ou contrato suspenso e termina a ajuda do governo federal para pagar os salários.
Mas, sim, ainda são 514 mil desempregados no Rio Grande do Sul. A caminhada é longa para voltar ao pleno emprego. Uma boa perspectiva pode estar no movimento sazonal e tradicional de geração de empregos no final do ano, mesmo que muitos sejam temporários.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe:
Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Francine Silva (francine.silva@rdgaucha.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.