Pela primeira vez em quatro anos, caiu o número de brasileiros que investem seu dinheiro. O dado apareceu no Raio X do Investidor, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Diretamente relacionado à pandemia, o recuo foi de 44%, em 2019, para 40%, em 2020. A pesquisa identificou que mais da metade da população teve perda de renda, especialmente a classe C, que também puxou a queda no número de investidores. Por outro lado, a redução dos gastos com viagens, festas, idas a bares e restaurantes foi a principal fonte de economia de dinheiro. Aliás, 7% dos entrevistados chegaram a dizer que conseguiram guardar porque “não tinham onde gastar”.
A pesquisa da Anbima identificou que a Região Sul concentra 15% dos brasileiros que investem. No Rio Grande do Sul, estima-se que 43,8% dos gaúchos tenham algum tipo de investimento. Veja os destinos mais citados para o dinheiro:
Poupança: 24,68%
Investimento não financeiro: 8,42%
Fundos: 6,45%
Moedas digitais: 4,48%
Moedas estrangeiras: 2,92%
Ações: 2,33%
Títulos Privados: 1,96%
Títulos Públicos: 1,96%
Previdência: 1,39%
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.