Aos poucos, as vendas dos shoppings da Região Sul começam a mostrar uma recuperação. Na última semana, teve a menor queda entre as regiões que tiveram recuos. O desempenho ficou em -5,8%. Os dados são da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), em um levantamento feito pela Cielo.
O setor sofreu bastante com a pandemia. O fluxo de consumidores nos shoppings despencou nos períodos de restrições, afetando até mesmo operações que funcionaram por serem consideradas essenciais, como farmácias e supermercados. Segundo a Abrasce, desde o início de julho, todos os shoppings do país voltaram a operar 100%. Em alguns locais, no entanto, ainda há restrições de horários.
A entidade enfatiza que é uma recuperação gradual. É possível observar com o passar dos meses uma desaceleração gradual nas perdas. Após ter atingido uma queda acumulada de 27,6% nas vendas em março, o Sul começou a reduzir o número negativo mês a mês, chegando 21,5% até o início de agosto.
A região Sul teve, na semana passada, vendas 9,1% menores do que no mesmo período de 2019, no pré-pandemia. Comparado com o que o setor enfrentou, é uma queda até bem pequena. Para a Abrasce, o Sul inclusive se aproxima do patamar anterior à crise. Somente o Norte já superou.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.