As vendas de Dia dos Pais devem movimentar R$ 145 milhões, estima o Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA). O número é 13% superior à previsão do ano passado. Até o cunhado apareceu entre as pessoas que serão presenteadas neste ano na pesquisa da entidade, diferentemente de 2020. Pais, claro, lideram, seguidos por companheiros e filhos, entre outros. No ano passado, a intenção de presentear alguém se concentrava mais nos pais. Provavelmente, por ser ainda uma fase cheia de incertezas da pandemia.
Chamou a atenção a perda de espaço da internet como preferência de canal para compra, citada 12% dos entrevistados, contra 42,9% do ano passado. Lojas de rua (54%) e de shopping (46%) retomaram o espaço entre os consumidores. Lembrando que o período estava bastante conturbado no ano passado, quando o comércio passava por um período de forte restrições de funcionamento. A autorização para reabertura foi dada poucos dias antes do Dia dos Pais, importante data de vendas do varejo.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.