A venda de veículos fechou o primeiro semestre de 2021 com um crescimento de 19,79% no Rio Grande do Sul, quando comparada com o mesmo período do ano passado. Foram emplacadas 74.039 unidades, segundo o levantamento do Sincodiv-RS, sindicato que representa as concessionárias.
Em crescimento, o grande destaque foi do segmento de caminhões. O transporte de cargas foi aquecido pelo escoamento da safra recorde e pelo avanço do e-commerce no último ano. Foram 4.932 unidades comercializadas, um avanço de 76%.
Mas, considerando o número de unidades, o resultado é sustentado pelos automóveis de passeio. Foram 38.595 emplacamentos, um crescimento de 6,5% no semestre.
Motos cresceram 25%, comerciais leves avançaram 44% e implementos rodoviários tiveram elevação de 49%. Apenas ônibus tiveram queda, com vendas 4% menores do que no mesmo semestre do ano passado. O transporte coletivo foi bastante atingido pela pandemia, afetando a renovação de frotas.
No horizonte, no entanto, há desafios. A falta de insumos e o aumento nos custos de produção assombram as montadoras. A formação de preços tem sido um malabarismo. Indústrias chegam a parar linhas de produção, como a General Motors (GM) em Gravataí. Em países onde a vacinação avançou e a demanda volta com mais força, veículos chegam a ser adaptados para não usarem os itens que mais estão em falta no mercado, como chips semicondutores.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.