Para turbinar vendas, o grande varejo está indo às compras. Grandes redes conhecidas por suas lojas físicas estão acelerando aquisições em 2021, especialmente de plataformas e de marcas com força no e-commerce. A necessidade de atuação diversificada do varejo no digital avançou muito no último ano. Comprar é uma alternativa rápida para complementar a operação.
Quem começou há bastante tempo este movimento foi o Magazine Luiza. A segunda maior rede de varejo do país já adquiriu até aplicativo de delivery de comida. Começou agora a operar um novo centro de distribuição no Rio Grande do Sul, notícia antecipada pela coluna. Nesta quinta-feira (15), o Magalu anunciou mais uma compra. Desta vez, foi a conhecida empresa de comércio eletrônico Kabum!, pela qual pagou R$ 1 bilhão à vista mais incorporação e emissão de ações. E já avisou que vai ao mercado financeiro captar mais recursos, o que pode movimentar mais de R$ 4,5 bilhões.
Quem também captou dinheiro na bolsa para ir às compras foi a Lojas Renner, que tem sede em Porto Alegre. Nessa quinta, a rede anunciou a compra da Repassa Intermediação de Negócios, plataforma para revenda de roupas, calçados e acessórios de moda usados. O valor do negócio não foi divulgado. Novas aquisições devem ocorrer, já que a empresa captou quase R$ 4 bilhões com essa intenção, além da construção de um novo centro de distribuição e outros investimentos.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.