É isso mesmo que você leu no título do e-mail: eu estou imitando gorila na sala de casa. E também caminhando como tigre, alongando como escorpião, pulando como sapo, entre outros animais. Faço isso, atualmente, pelo menos três vezes por semana e nem é para brincar com as crianças. Estou fazendo ginástica natural, uma modalidade de exercícios que descobri no isolamento e tive a sorte de a aula online ter sido uma alternativa profissional na pandemia da professora, que fica lá em Santa Catarina.
De outra forma, talvez eu nunca conhecesse a ginástica que também estou gostando. Eu faço exercícios desde criança, do balé à dança de salão, passando pelo vôlei, o rugby e o meu tão amado flamenco. Fazia musculação há quase 20 anos com minha amiga Alessandra. Era na academia do prédio com as crianças pulando em volta. Mas, com o isolamento, suspendemos e fiquei seis meses parada. Começou a doer a lombar, a perna, o joelho...
Um dia, pintou nas minhas redes sociais a ginástica natural. Bendito algoritmo que identifica o que nós gostamos! Me interessei e comecei a pesquisar. Então, achei a Marcela, que mora lá em Imbituba e dá aula online. Fiz uma aula, adorei, comprei quatro tatames e pronto! Não precisa de equipamento, nem de tênis top porque fazemos de pés descalços, uma roupa confortável está de bom tamanho e, como vocês podem ver, ainda rola uma bagunça com as crianças. A “preparação” não dura cinco minutos. A aula é online em tempo real. Tenho receio de lesões por exercícios errados feitos com aulas gravadas. Vai passar a pandemia, eu certamente voltarei a fazer outros exercícios presenciais, mas vou continuar com essa ginástica online, certamente.
E sobre ela , se você ficou curioso: tem muito alongamento com várias posições de ioga, misturadas com movimentos que me lembram jiu-jítsu e a musculação é feita com o peso do próprio corpo. Mas o que eu acho mais legal são os movimentos inspirados em animais que citei no início do texto. Ainda não consigo "relaxar na prancha", como a professora pede, mas eu chego lá.
Meu texto é para inspirar você a encontrar algo bacana para fazer em casa. Pode ser um exercício físico, uma aula de pintura ou até aprender um instrumento musical. Aproveite que o avanço do online aumentou a oferta de cursos no mundo todo. E você, profissional, se ainda não disponibilizou seu serviço na internet, cogite fazê-lo rapidamente para aproveitar essa janela de oportunidade no mercado.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.