Importante setor da economia gaúcha, a indústria calçadista do Rio Grande do Sul teve, em janeiro de 2021, a maior geração de empregos para o mês em 20 anos. As fábricas criaram 3.669 postos de trabalho com carteira assinada. O levantamento é da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) a partir dos dados do Caged, cadastro do Ministério da Economia.
Tradicionalmente, janeiro tem saldo positivo entre demissões e contratações nas indústrias de calçados do Rio Grande do Sul. Ainda está longe, no entanto, de reverter o resultado de 2020. No ano passado, o setor registrou a extinção de 11.514 empregos formais. O pior resultado foi em abril, mês logo do início da pandemia.
Indústrias tiveram poucas restrições nesta nova leva de fechamentos. No entanto, elas sentem o impacto do que está acontecendo com o comércio, que tem reabertura prevista para semana que vem. Sobre isso, confira o que a coluna noticiou em primeira mão nessa terça-feira (16): Com sinalização de Leite, lojas esperam reabrir já na próxima segunda-feira
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.