A produção de calçados no Rio Grande do Sul recuou 26,9% em 2020 sobre 2019. Tem, claro, o impacto da pandemia nas vendas nacionais e na exportação. Mas o que chama a atenção é que foi uma redução muito superior à média nacional, que caiu 18,4%.
E qual o motivo? As fábricas gaúchas produzem, principalmente, calçados de couro, que são mais sofisticados e mais caros. No ano passado, o consumidor perdeu poder de compra e também, ficando em casa, comprou chinelos e outros calçados básicos.
No Brasil, foram produzidos 763 milhões de pares. No Rio Grande do Sul, foram RS 161,8 milhões. Os dados foram compilados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) para a publicação Análise de Cenários. Marcos Lélis e Priscila Linck apresentarão o estudo completo em 15 de abril.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.