Empresa que domina o polo petroquímico de Triunfo, a Braskem está com queda de 5% nas sua ações negociadas na bolsa de valores de São Paulo, a B3. É um dos piores desempenhos do Ibovespa. O motivo é a extinção do Regime Especial da Indústria Química (Reiq), publicada no Diário Oficial da União. Ela foi uma contrapartida à desoneração do diesel e do gás de cozinha anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro.
O Reiq foi criado em 20134 O programa reduz as alíquotas de PIS/Cofins para compra de matérias-prima petroquímica de primeira e segunda geração. Entre as mais afetadas, está a nafta usada pela Braskem. Portanto, o fim do benefício elevará custos da companhia e das demais do setor petroquímico.
Além do impacto no setor químico, o governo também aumentou a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) dos bancos para compensar a medida para os combustíveis, que terá um custo total de R$ 3,6 bilhões. Isso impactou também nas ações das instituições financeiras, mas com menos intensidade. Projeta-se elevação de custo do crédito com a medida. Para fechar o pacote da compensação, também foi limitada a isenção do IPI para pessoas com deficiência física comprarem carros acima de R$ 70 mil.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de zZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.