Tributos de Porto Alegre podem, agora, ser pagos também por cartão de débito ou crédito. O contribuinte, tanto pessoa física quanto jurídica, poderá optar pelo pagamento à vista ou parcelado em até 12 vezes. Vale, por exemplo, para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), cobrado de proprietários de imóveis, diz o secretário Municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel.
Haverá, no entanto, taxas para usar os cartões e que devem ser consideradas, pois podem representar valores altos. O contribuinte pagará 2,5% do valor do tributo no caso de optar pelo débito. No cartão de crédito à vista, a taxa sobe para 4%. Se a opção for pelo parcelamento, a taxa irá de 2,06% a 4,28% ao mês, conforme o número de vezes.
A Secretaria da Fazenda não terá custo a mais para oferecer a nova opção de pagamento. Poderão ser usados os cartões Visa, Mastercard, Elo, American Express e Hipercard. Além da opção online, os contribuintes podem fazer o pagamento de forma presencial na Loja de Atendimento da Fazenda, na Rua Mário Cinco Paus, s/nº, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.