As férias coletivas da General Motors (GM) de Gravataí foram marcadas para o período de 1º a 20 de março, totalizando 20 dias, mais do que o projetado inicialmente. Os funcionários já foram comunicados da definição. A coluna noticiou a decisão ainda em janeiro. Na ocasião, a montadora respondeu que não comentaria porque era uma especulação.
Conforme apurou a coluna, a falta de peças levou à necessidade de reduzir a produção, o que não é uma situação exclusiva do Brasil. Nessa terça-feira (9), a gigante automotiva norte-americana informou que estenderá por cerca de um mês a suspensão da produção em três de suas fábricas devido à escassez de microchips. O grupo planejou inicialmente fechar as fábricas por sete dias, mas anunciou que a suspensão de trabalhos em suas fábricas de Fairfax, Kansas, Estados Unidos; Cami, Canadá, e San Luis Potosí, México, se estenderá até uma nova avaliação "em meados de março".
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari afirma que a medida inclui a unidade da montadora e as 18 sistemistas. No total, o complexo da GM tem cerca de 5 mil trabalhadores.
Falta de peças
A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) vem alertando há meses para paralisações por falta de peças. Em dezembro, chegou a usar a expressão “risco imediato”. A entidade cita problemas de abastecimento em insumos como aço, borracha, pneus e materiais plásticos. No entanto, a coluna já ouviu relatos de problemas para a importação de componentes de alta tecnologia fabricados na China.
A falta de insumos vem sendo abordada pela coluna desde a metade do ano passado, quando a construção civil começou a sentir os efeitos primeiro do que os demais setores. Um descompasso entre retorno da demanda e produção pelas indústrias provocou essa lacuna, o que, por sua vez, leva à alta de preços.
Aliás, o aumento chegou já aos veículos. Nas últimas pesquisas de inflação para o consumidor de Porto Alegre, o aumento no preço dos carros novos aparece entre as principais pressões de alta no cálculo.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.