Para montar um estudo com dicas para 2021, o Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA) perguntou aos comerciantes qual a maior dificuldade do ano da pandemia. E, antes dos problemas financeiros, apareceu como mais citado o desafio de fazer o cliente continuar comprando mesmo com a loja fechada. Isso está diretamente ligado ao destino dos investimentos planejados para o ano que vem. Conforme a mesma pesquisa, o comércio planeja apostar no marketing digital, que é essencial para turbinar as vendas online. Em tempo, o Sindilojas reforça o que tem defendido há meses: os empresários precisam apostar em negócios híbridos, com canais digitais e também a loja física. Veja detalhes:
Quais as dificuldades mais enfrentadas pelos lojistas de Porto Alegre em 2020? (Mais citadas):
54% dar uma experiência ao cliente para que continuasse comprando mesmo com o negócio fechado
48% dificuldades financeiras
26% atuar nas redes sociais
23% realizar as entregas dos produtos
Onde investirá mais em 2021? (Áreas mais citadas):
62% marketing digital
32% experiência do consumidor
17% logística
17% economia
13% não sabem em que área investir
5% não pretende investir
Dicas para 2021, segundo o Núcleo de Pesquisas do Sindilojas POA, em estudo elaborado por Thais Del Pino:
Economia: busque equilíbrio no fluxo de caixa, lembrando que empréstimos poderão ter que ser pagos; aposte em negócios híbridos unindo físico e online; faça investimentos não emocionais mesmo que tenha crescido na pandemia; e treine pessoas.
Experiência do consumidor: teste novos formatos de venda e interação; e olhe para o seu negócio.
Logística: busque atualização sobre a área; aposte em tecnologias; invista em entregas rápidas; use redes de entrega de grandes corporações ou startups.
Marketing digital: fale você sobre seu negócio; mensure dados de audiência; invista em um site e em marca; e aposte em links patrocinados.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.