O Rio Grande do Sul atingiu 6.238 franquias no terceiro trimestre, pertencentes a 610 redes de negócios. Apesar da pandemia, foi mais um crescimento registrado. Em relação ao mesmo período de 2019, o avanço foi de 9%. Naquele período, havia 5.733 de 558 redes franqueadoras. O monitoramento trimestral é feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A maior parte das unidades segue sendo do ramo de alimentação, que responde por 25% do total de operações. Mas o maior crescimento, de +36%, aconteceu no segmento de serviços e outros negócios.
O faturamento das franquias, no entanto, caiu 12%. Ficou em R$ 2,418 bilhões no terceiro trimestre, contra R$ 2,755 bilhões do mesmo período de 2019.
Aliás, mudará o comando regional da Associação Brasileira de Franchising para 2021 e 2022. Na Regional Sul, André Belz, fundador e diretor da Rockfeller Language Center, rede de franquias de idiomas de Santa Catarina, substituirá o empresário Antonio Carlos Diel, sócio-diretor da rede gaúcha Lojas Calci.
- Com a pandemia neste ano, percebemos como o setor é resiliente e firme - comenta Belz.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.