Apesar de queda no faturamento, o número de redes e de unidades de franquias aumentou na pandemia no Rio Grande do Sul. A Associação Brasileira de Franchising fechou o balanço do segundo trimestre e enviou o recorte estadual para a coluna.
Houve uma alta de 8% nos dois indicadores, quando comparados com o mesmo período do ano passado. Os destaques de crescimento foram franquias nos segmentos de Serviços e outros Negócios (+46,8%), Limpeza e Conservação (+23,7%) e comunicação e Eletrônicos (+12,7%). Um recuo ocorreu somente em serviços automotivos (-4,4%).
Há 580 redes de franquias no Rio Grande do Sul atualmente, contra 539 do mesmo período do ano passado. O levantamento aponta ainda 6.082 unidades franqueadas, frente 5.620 do segundo trimestre de 2019.
Houve uma queda de 40% no faturamento, somando R$ 1,498 bilhão no segundo trimestre de 2020. O movimento, no entanto, se explica pelo fechamento temporário de diversas atividades pelas restrições impostas pela pandemia.
Sobre o assunto, o programa Acerto de Contas (domingos, 6h, na Rádio Gaúcha) ouviu o diretor regional Sul da ABF, Antonio Carlos Diel, também proprietário da rede Lojas Calci. Confira:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.