Rede gaúcha de lojas de doces, embalagens e materiais para festas, a Cia dos Doces abriu duas novas unidades em novembro no Rio Grande do Sul. Uma delas fica em Viamão e a outra, na zona sul de Porto Alegre. O investimento somou cerca de R$ 2,5 milhões. Com isso, a empresa passa a ter cinco lojas, que ficam em Porto Alegre e na região metropolitana.
- Em meio à crise, começaram a surgir oportunidades de pontos comerciais de empresas que fecharam. Ficamos ligados, começamos a avaliar. Até que, em setembro, decidimos fazer nossa expansão ainda neste ano para chegarmos na Páscoa no ano que vem com, pelo menos, cinco lojas - comenta o sócio e diretor comercial da empresa, William Berard.
E o plano de expansão continua para 2021. Segundo Berard, a ideia é abrir entre duas e três unidades nas cidades de Canoas, Gravataí e na região central de Porto Alegre. Cada loja gera 15 empregos. Atualmente, a Cia dos Doces emprega 80 funcionários. Aliás, os atendentes nas lojas se fantasiam aos sábados para receber os clientes.
- Temos uma loja de 800 metros quadrados no centro de Alvorada e a primeira filial foi aberta em 2017, em Cachoeirinha. Em 2019, colocamos a unidade em Porto Alegre, onde ficam um centro de distribuição e um centro culinário, que dá cursos de gastronomia - explica Berard.
Sobre o período da pandemia, o empresário diz que os meses mais difíceis foram os de março, abril e maio, quando os clientes de confeitaria e padaria estavam trabalhando menos. A partir de julho, porém, ocorreu uma retomada das vendas e, hoje, o faturamento está próximo do período pré-pandemia. A dificuldade agora está na falta de alguns produtos.
- Além dos doces, trabalhamos com venda de embalagens para entrega. E estamos sentido falta desses produtos, os pedidos estão atrasados. Além disso, os artigos para festa, outro segmento que trabalhamos, ainda estão muito parados - diz o diretor.
Outra aposta para o ano que vem é no e-commerce. A ideia é que seja lançado em janeiro, funcionando com um sistema de localização que permite que a loja mais próxima do cliente entregue o produto.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.