Porto Alegre ficou em 10º lugar no ranking de competitividade dos municípios divulgado nesta quinta-feira, 19, pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estudo foi elaborado em parceria com a startup Gove e Sebrae. As regiões Sul e Sudeste tiveram o melhor desempenho no país.
A primeira cidade do Sul que aparece no ranking, em 4º lugar, é Florianópolis (SC). O município é o grande destaque da dimensão econômica (1ª colocação), mas se encontra em posições medianas na dimensão social (48ª colocação) e insatisfatória na dimensão institucional (226ª colocação), pondera o levantamento. Curitiba (PR) aparece depois, em 5º lugar.
Na lista dos cinco municípios com melhor desempenho na dimensão econômica, quatro são capitais. São elas: Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e, então, Vitória (ES). Porto Alegre, na 4ª colocação, apresenta ótimo desempenho em inovação e dinamismo econômico (4ª colocação) e ocupa posições medianas nos outros pilares (21º em inserção econômica, 37º em capital humano e 65º em telecomunicações).
A primeira edição da pesquisa usou dados de 405 municípios com mais de 80 mil habitantes. Foram analisados 55 indicadores, como taxas de investimento, de matrículas escolares e de mortalidade, abastecimento de água, formalidade no mercado de trabalho e acesso à telefonia. Os indicadores, por sua vez, são organizados em instituições, sociedade e economia. Há ainda uma divisão por pilares, como qualidade e acesso à saúde e educação, segurança, saneamento e meio ambiente, inserção econômica, sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública.
Ao responder à pergunta "O que é competitividade?", a CLP observa por dois lados:
"Na iniciativa privada, o termo Competitividade pressupõe a capacidade de uma empresa de se estabelecer no mercado em um longo prazo, trazendo melhoria contínua para seu produto ou serviço. Na gestão pública, não é muito diferente. Um estado ou município competitivo deve olhar para os recursos que ali existem e como eles estão sendo usados para surtir efeitos positivos, tanto na geração de bem-estar e serviços públicos, quanto no desenvolvimento econômico local, gerando mais emprego e renda para a população."
As cidades mais competitivas:
1. Barueri (SP)
2. São Caetano do Sul (SP)
3. São Paulo (SP)
4. Florianópolis (SC)
5. Curitiba (PR)
6. Vitória (ES)
7. Santos (SP)
8. Campinas (SP)
9. Indaiatuba (SP)
10. Porto Alegre (RS)
E as piores colocações no ranking nacional:
400. Manacapuru (AM)
401. Marituba (PA)
402. Tucuruí (PA)
403. Abaetetuba (PA)
404. Tailândia (PA)
405. Moju (PA)
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.