A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho informou que não há estudo algum no momento para pagamento de um 14º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso não descarta totalmente a possibilidade, mas reforça a baixa probabilidade de que esse dinheiro extra chegue aos beneficiários, o que vem sendo alertado pela coluna nos últimos meses, relembre: Não conte com o 14º salário para aposentados do INSS
A coluna buscou o posicionamento do órgão do governo federal após o senador Paulo Paim ter dito que havia pouco tempo hábil para tramitação da proposta no Congresso, e indicado que uma possibilidade seria a iniciativa partir do Executivo. Paim é autor de um projeto de lei que prevê o pagamento do 14º salário pelo INSS em 2020, considerando o impacto da pandemia na economia. Ele precisaria ser ser aprovado no Senado, na Câmara dos Deputados depois e ainda receber sanção presidencial. No entanto, a crise também agravou as contas públicas do governo federal, o que torna a despesa extra ainda mais difícil de ocorrer.
E, para fechar, lembre-se de que o 13º salário de aposentados e pensionistas já foi pago neste ano. As parcelas foram antecipadas entre as primeiras medidas do governo federal para girar o consumo e amenizar o impacto inicial da pandemia na economia.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.