Moradores estão reclamando do mau cheiro que sai da indústria de laticínios Dielat, em Taquara. Pelos relatos, a situação ocorre há quase um ano, mas se agravou nos últimos dias. A coluna procurou a empresa, mas ainda não obteve retorno com uma explicação ou posicionamento.
Segundo a promotora Ximena Cardozo Ferreira, a Promotoria de Justiça de Taquara tem uma investigação em andamento sobre a empresa desde 2019. O Ministério Público chegou a questionar a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) sobre o cumprimento da licença de operação. Recebeu como resposta do órgão que foi dado um prazo de adequação à empresa.
- A reclamação inicial era de dispersão de partículas no ar. Recentemente, em outubro, começamos a receber reclamações quanto ao odor. O Ministério Público notificou a empresa para apresentar a comprovação das medidas adotadas para a completa solução do problema e o prazo para resposta termina no dia 17 - informou a promotora Ximena.
Ainda conforme a promotora, a Polícia Ambiental informou a promotoria sobre resposta recente da Dielat. Conforme o órgão, a empresa prometeu solucionar o problema até esta sexta-feira (6).
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.