Porto Alegre teve abertura de empregos com carteira assinada pelo segundo mês consecutivo. Foram criados 5.172 postos de trabalho formais em outubro, segundo o Caged, cadastro de empregos do governo federal alimentado por informações das empresas. Todos os setores fecharam o mês no azul, com destaque disparado para o setor de serviços:
Outubro:
Agropecuária +13
Construção +65
Indústria +210
Comércio +1.184
Serviços +3.700
Os dois meses positivos quebram uma sequência de seis resultados negativos, com um tombo em abril, mês de maior impacto da pandemia nos indicadores econômicos no geral. Também amenizam o saldo negativo do ano. De janeiro a outubro, a capital gaúcha ainda registra o fechamento de 20.610 empregos.
Acumulado de 2020:
Agropecuária -8
Construção +129
Indústria -1.071
Comércio -7.682
Serviços -11.978
"Os dados confirmam que a reação dos setores foi dinâmica em setembro e seguiu em ascensão em outubro.", diz trecho de nota enviada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Leonardo Hoff.
À noite passada, perguntado sobre a retomada das restrições a atividades econômicas em Porto Alegre, o secretário respondeu rapidamente à coluna que a equipe estava reunida. Nesta sexta-feira (27), a coluna questionou Hoff se as medidas já foram definidas e se serão anunciadas ainda hoje, e aguarda retorno. Sobre o assunto, leia: Porto Alegre retomará restrições econômicas para frear transmissão do coronavírus
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.