Em outubro, o Rio Grande do Sul teve o quarto mês consecutivo de criação de vagas de trabalho com carteira assinada. No período, o Estado abriu 27.013 empregos formais. Divulgado pelo Ministério da Economia nesta quinta-feira (26), o saldo representa novo passo na tentativa de recuperação das perdas geradas pela pandemia de coronavírus.
O resultado mede a diferença entre contratações e demissões. É o melhor desempenho para outubro já registrado na série histórica do Caged, o cadastro do governo federal sobre empregos formais. Há dados disponíveis desde 1992.
No mês passado, houve 102.117 admissões e 75.104 cortes. Apesar do novo desempenho positivo, o Rio Grande do Sul segue no vermelho no acumulado de 2020.
De janeiro a outubro, o Estado perdeu 48.092 vagas. Além do coronavírus, a estiagem também prejudicou a atividade econômica neste ano, causando reflexos no mercado de trabalho.
O desempenho estadual pegou carona no embalo nacional. Em outubro, o Brasil criou 394.989 vagas, recorde da série histórica. Foi o quarto mês de saldo positivo no país.
No acumulado de 2020, o resultado continua negativo. Houve fechamento de 171.139 postos formais entre janeiro e outubro.