Fabricante de implementos rodoviários com sede na serra gaúcha, a Randon encerrará as atividades da operação de veículos. A informação foi enviada a acionistas na manhã desta quinta-feira (8). A controlada do grupo produz caminhões chamados de "fora de estrada", retroescavadeiras, peças de reposição, entre outros. A unidade de negócios projetava atingir R$ 232,7 milhões de receita líquida em 2020.
Parte dos ativos da Randon Veículos já foi vendida. Projetos, ferramentais, estoques de peças e outros itens para fabricação de veículos foram adquiridos pela Müller Indústria de Máquinas de Construção. A negociação movimentou cerca de R$ 20 milhões.
O encerramento das atividades da Randon Veículos ocorrerá em dezembro, segundo o comunicado. Segundo a companhia, o objetivo é concentrar a atuação do grupo nos seus principais negócios, levando em conta a sinergia entre eles. Citou ainda otimização de plantas e processos industriais. Não foi informado o número de funcionários da unidade, e se serão realocados em outras unidades da empresa.
- A Randon Veiculos não usava a mesma estrutura de vendas, tampouco os clientes dos produtos eram os mesmos dos implementos rodoviários. Historicamente, o resultado da controlada nunca foi consistente, e vender os ativos dela ao encerrar ainda proporcionou algum retorno - analisa Wagner Salaverry, sócio da gestora de fundos Quantitas Asset.
Em 1973, a Randon se aproximou da empresa sueca Kockums e assinou um contrato de compra de tecnologia que permitiu a produção e lançamento, no ano seguinte, do caminhão RK 424, base de uma linha de veículos offroad. Para o desenvolvimento desses produtos, foi criada a Divisão de Veículos Randon para a implantação de uma rede de concessionárias e oficinas de serviços. Em 1978, a Randon passou a lançar novos produtos. No início dos anos 90, a Randon S.A., a Randon Veículos e a Randon Implementos passaram por uma reestruturação societária. Em abril de 1994, nasceu a Randon Veículos Ltda.
Robôs
A coluna noticiou recentemente, que a Randon comprou 254 robôs da fábrica de caminhões que a Ford fechou em São Paulo. Relembre: Em 36 horas, empresa da Serra compra 254 robôs da fábrica que a Ford fechou em SP
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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