Porto Alegre teve, em setembro, o primeiro mês com criação de empregos com carteira assinada desde o início da pandemia. Foram 2.283 vagas abertas. Os dados fazem parte do Caged, o cadastro de empregos formais do Ministério da Economia. O último mês que tinha fechado com saldo positivo entre contratações e demissões de trabalhadores tinha sido fevereiro, antes da pandemia.
Apenas um dos setores econômicos fechou setembro no negativo, confira:
Agropecuária: -10 empregos
Indústria: +264
Construção: +274
Comércio: +633
Serviços: +1.222
A construção já vinha reagindo bem, indústria e comércio começavam a ter saldo positivo. O destaque vem do setor de serviços, de grande relevância para o PIB, em especial, para Porto Alegre. Era o único setor com fechamento de vagas no mês anterior, mas com um resultado negativo tão forte que deixava o saldo geral negativo. A retomada de atividades de serviços em agosto com avanço ao longo de setembro fez com que o setor voltasse a abrir vagas. Considerando o perfil de trabalhadores que preencheram as vagas, destaque para homens, com Ensino Médio completo e na faixa entre 18 e 24 anos.
Ainda assim, a Capital acumula o fechamento de 25.625 empregos formais de janeiro a setembro de 2020. O pior resultado, disparado, foi registrado em abril, com o fechamento de mais de 14 mil postos de trabalho. Foi um mês de forte ajuste pelas empresas após o impacto inicial do coronavírus e a adoção de medidas bastante restritivas. Veja os desempenhos por setores no acumulado do ano:
Serviços: -15.456
Comércio: -8.826
Indústria: -1.281
Construção: -41
Agropecuária: -21
- Ainda temos um importante caminho a percorrer, mas com o ritmo de recuperação das atividades, devemos melhorar o quadro ainda mais nos próximos meses - afirma o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Hoff.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.