O Mercado Livre avançou na negociação para instalar o centro de distribuição da região Sul em Governador Celso Ramos, a 40 quilômetros de Florianópolis, em Santa Catarina. A empresa procurou o Corpo de Bombeiros do Estado vizinho para informar de um pré-projeto de prevenção contra incêndios. A cidade fica no Litoral, em uma região com porto e aeroporto próximos.
- A obra precisa de sistemas especiais. O projeto está sendo feito por uma empresa do Rio Grande do Sul, mas as normas de Santa Catarina são um pouco diferentes - contou à coluna o comandante da 1ª Região dos Bombeiros de Santa Catarina, coronel César Nunes.
Recentemente, a coluna também noticiou que a empresa formou uma parceria com a Cassol Pré-Fabricados, do mesmo grupo da rede de lojas de materiais de construção, para a obra do seu centro de distribuição em Santa Catarina. Questionado, o Mercado Livre disse apenas que segue estudando onde instalar seu centro de distribuição na região Sul. E mandou a seguinte nota:
"O Mercado Livre continua estudando as possibilidades de localização para seu centro distribuição no Sul, bem como potenciais parceiros para atuar na região. No momento oportuno, em que tiver informação concreta e exata, a companhia fará uma comunicação pública a respeito."
A desistência do Mercado Livre de instalar um centro de distribuição no Rio Grande do Sul ainda gera questionamentos, considerando que a empresa já tinha até iniciado a contratação dos 500 funcionários. A prefeitura de Gravataí chegou a conseguir na Justiça que o governo do Estado mostre a documentação provando que deu andamento às negociações para adaptar a legislação. Procurador-geral do Município, Régis Fonseca conta que o Estado segue alegando sigilo:
- E não mostra os documentos capazes de explicar o que de fato aconteceu. Seguiremos exigindo isso no curso do processo.
Amazon
Enquanto isso, a Amazon prepara o seu centro de distribuição no Rio Grande do Sul. A coluna noticiou o empreendimento, que ficará em um prédio de R$ 50 milhões em um parque logístico de Nova Santa Rita. Saiba mais:
Gigante do e-commerce, Amazon terá centro de distribuição no RS
Veja fotos da estrutura de R$ 50 milhões onde ficará a Amazon no RS
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.