Para ajudar na transformação digital das empresas, a Pivotar nasceu na pandemia com sede em São Leopoldo. O nome já se refere a um termo da moda que é o pivotar, ou seja, dar uma guinada nos negócios. O fundador e CEO da Pivotar, George Wieck, é advogado do setor de startups e inovação. Para a coluna, ele enviou cinco dicas práticas para empreendedores:
- Crie o Laboratório de Ideias (LABS) dentro da empresa a fim de estimular a inovação. Além de engajar todos os funcionários, surpreenda-se com as boas ideias que surgirão. Incute a cultura da inovação dentro da empresa e pode ser criado em qualquer companhia, seja startup ou empresa tradicional.
- Valide o seu projeto com protótipos. Não precisa esperar que o produto esteja 100% concluído para validar. Comece com um protótipo e use os dados para verificar a aceitação. Um exemplo prático é o ensino a distância, que nem sempre precisa de uma plataforma robusta. Pode começar usando a própria câmera do celular para fazer as gravações. O conteúdo é mais importante do que o layout.
- Testar, medir e aprender. Esse é o modelo startup de administração. Implante-o em seus negócios para evitar o desperdício de dinheiro em projetos sem sentido. Quanto mais rápido fizer isso, menos dinheiro irá gastar. Contrariando muitos especialistas do setor, as instituições financeiras tradicionais, tendo em vista a agilidade das fintechs, passaram a implantar esse método para ganhar mais agilidade no lançamento dos produtos.
- Não se apaixone pelo produto, mas sim pelo problema que pretende solucionar. De nada servirá um produto de grande qualidade quando o problema que ele se propõe a resolver não é do interesse dos seus clientes. Um exemplo disso é a telemedicina. O problema que ela objetiva resolver é facilitar o acesso aos médicos por parte da população independentemente do sistema que for usado. Uma própria chamada de vídeo, pelo celular, pode ser suficiente para a resolução do problema.
- Insira o seu negócio em plataformas digitais. Caso não seja possível criar uma, insira o seu negócio em alguma já existente. O futuro é digital, mas não o alcançaremos com um passado melhorado. Crie agilidade através de parcerias e de um pensamento colaborativo, mesmo com a concorrência. A competição ficou no passado.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.