Agosto trouxe o indicador da Intenção de Consumo das Famílias em 67 pontos. É uma queda de 3,8% sobre julho e de 26% sobre o mesmo mês de 2019. Os dados da Fecomércio-RS foram antecipados para a coluna, salientando que, desde março, quando as restrições da pandemia começaram, a perda acumula 32,5%.
Essa edição da pesquisa reflete a percepção das famílias no final do mês de julho. Não mostra interrupção das quedas, como vimos, mas indica diminuição das perdas. Inclusive, o indicador de percepção sobre o emprego das famílias trouxe uma queda mais branda, assim como acesso ao crédito e momento para compra de bens duráveis. E um destaque positivo vai para a renda, que teve um aumento na avaliação dos entrevistados pela federação, que representa o comércio de bens e serviços do Rio Grande do Sul.
O cenário, no entanto, segue muito desafiador para o comércio. O nível de consumo atual atingiu a marca de 59,3 pontos, que é o menor resultado desde abril de 2018. A queda ocorre de forma semelhante nos dois grupos de renda considerados na pesquisa, divididos entre famílias que ganham mais ou menos do que 10 salários mínimos.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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