O setor de serviços engatou o segundo mês de alta no Rio Grande do Sul, com avanço de 6,6% em junho sobre maio. Novamente, teve um desempenho melhor do que a média nacional do IBGE, que trouxe alta de 5%. No caso do país, foi o primeiro crescimento da pandemia para o setor, que foi o mais afetado pelo coronavírus. Em especial, porque inclui transporte aéreo, hotéis e restaurantes.
Mas os efeitos da pandemia não sumiram. Bem longe disso. Todas as demais comparações ficam bastante negativas no desempenho do setor no Rio Grande do Sul:
Junho de 2019 -17,2%
Primeiro semestre -14,4%
Acumulado de 12 meses -8,1%
O pior desempenho tem sido do segmento de serviços às famílias, onde entra o turismo. No semestre, operações de turismo recuaram 40% no Rio Grande do Sul. Por outro lado, a queda menos intensa são nos serviços de comunicação e informação.
A indústria gaúcha também aumentou produção no mês: Indústria do RS tem segundo mês de forte aumento na produção
Mas o varejo gaúcho não foi bem: Varejo gaúcho teve a pior queda de vendas do país em junho
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.