Os preços dos alimentos estão disparando e vão subir mais. Seu bolso já deve ter sentido a alta do leite e seus derivados, arroz e óleo de soja. Milho e café serão os próximos. Os motivos vão do câmbio ao aumento do consumo, passando por impactos na safra. Além disso, a gasolina e o diesel em alta impactam direta e indiretamente no orçamento das famílias.
Tempos de pandemia não são para bater perna em supermercados, mas não impedem a pesquisa. As redes seguem publicando no jornal os catálogos de promoção, avisando qual o melhor dia para economizar. Os supermercados costumam alternar essas datas ou, melhor ainda para o consumidor, marcar o mesmo dia de ofertas, gerando concorrência.
Também use e abuse da internet. A colunista tem comprado hortigranjeiros de fornecedores que vendem pelo WhatsApp e também por sites simples e eficientes. Também faz "rancho virtual" em um atacado que passou a vender para pessoa física, além de comprar no site de uma grande rede de supermercados com atuação em todo o país. Preços ótimos, entrega em casa e exposição zero ao risco do coronavírus.
E mais três dicas boas para economizar e para a sua saúde, ou seja, nada melhor em tempos de pandemia:
1 - Escolha alimentos que tiveram aumentos menores de preços. Se a abobrinha está cara demais naquele dia, opte pela beringela. Caso o tomate esteja "pela hora da morte", faça molho com moranga cabotiá.
2 - Pesquise sobre o aproveitamento integral dos alimentos. Quase sempre jogadas no lixo, as folhas de legumes servem para refogados e temperos, por exemplo. Há vários pratos, inclusive, que usam cascas. Além de economizar, você agrega nutrientes diferentes à sua alimentação.
3 - Alimentos na safra costumam ter preços melhores e também são mais saudáveis. A natureza é sábia. Um exemplo é a safra de cítricos começar quando as temperaturas caem. Os nutrientes destas frutas, em especial, são importantes para aumentar a imunidade do consumidor em uma época de doenças respiratórias.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.