Colocando o foco no atendimento ao cliente e renegociando com fornecedores, a rede de lojas Energy, com matriz em São Jerônimo e unidade em Butiá, bateu a meta de vendas mesmo na pandemia. A empresária Jamila Vergana conta que a saída foi turbinar o e-commerce:
- Quando começamos a sentir que ia fechar tudo, começamos a tirar fotos de todos os produtos da loja. Nós já tínhamos um e-commerce, mas não usávamos muito. Lançamos tudo no site e começamos a trabalhar de forma remota – relembra.
Jamila conta que também aderiram ao programa do governo federal, o que permitiu a suspensão ou redução da jornada de trabalho dos funcionários. As entregas são feitas pela empresária e o marido para não colocar os funcionários em risco. Além disso, a empresária conta que esse relacionamento com os clientes faz a diferença.
- Foram vários "abre e fecha". Mas quando fechou tudo de novo, ali em julho, ficamos com medo. Ainda assim, conseguimos vender a mesma quantidade do ano passado e até um pouquinho a mais em cada loja. Na matriz, em São Jerônimo, batemos a terceira meta consecutiva – comemora.
E, pelo visto, as vendas foram boas mesmo:
- Conseguimos limpar o estoque. Praticamente não temos mais nada de inverno em moda masculina – destaca.
Aliás, a Energy já foi notícia na coluna. Com matriz em São Jerônimo e outra unidade em Butiá, a empresa terá uma operação em Charqueadas. E um ponto interessante é que a dona, a empresária Jamila Vergana, está em busca de uma parceria para abrir um café ou um bar no local. A Energy vende roupas, acessórios e calçados. Trabalha com o que o varejo chama de multimarcas, vendendo Ellus, Lacoste, Vans, Melissa, entre outros produtos. A ideia da parceria surgiu de uma viagem da empresária para Nova York (EUA) há dois anos, quando participou da feira de varejo NRF na missão que a coluna também integrou. Relembre aqui a cobertura da NRF 2018 para GaúchaZH.
Quadro Fique de Olho no programa Acerto de Contas, com Francine Silva. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha. Ouça aqui:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.