A Justiça derrubou mais uma liminar que impedia a CEEE de cortar a luz de consumidores pessoas físicas que estão inadimplentes durante a pandemia. Com isso, a empresa pode interromper o serviço e isso terá início na semana que vem. A distribuidora de energia elétrica, no entanto, reforçou para a coluna que a ideia é que o cliente regularize a conta e que não se precise cortar a luz.
Na fatura de agosto, foi colocada uma mensagem avisando do débito e a data em que o serviço pode ser interrompido. No caso dos clientes de baixa tensão, a suspensão começa na segunda-feira (24). Já para usuários de alta tensão, os cortes começam na quarta (26). Eles também foram avisados, conforme determinou a agência reguladora do setor.
Para o consumidor que não tenha condições de quitar à vista e está com pelo menos duas faturas vencidas, a CEEE pode parcelar a dívida. No entanto, ela terá que ser paga junto das contas dos meses seguintes. A segunda via de todas as faturas em aberto está disponível no site da CEEE. Também é possível regularizar o pagamento remotamente. O cliente entra em contato com o teleatendimento no 0800 721 2333, que funciona 24h, e solicita o parcelamento. Em até um dia útil, a empresa retorna a ligação para negociar os débitos.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) havia autorizado a volta do corte da luz a partir de agosto. A proibição para que as concessionárias não desligassem as unidades de clientes com contas atrasadas vigorava desde 24 de março, quando a Aneel aprovou, temporariamente, a proibição de cortes por falta de pagamento. Quem tem Tarifa Social, porém, continuava impedido de ter o fornecimento cortado.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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