A Superdigital, fintech do Grupo Santander, tem mais de 1,4 milhão de clientes e fez um levantamento sobre os hábitos de consumo de seus clientes das classes C e D antes e durante a quarentena. E identificou que o consumo caiu, em média, 12% entre os consumidores desses segmentos no país. O estudo mostrou mudanças relevantes em alguns gastos, principalmente com aplicativos de entrega, transportes, restaurantes, combustíveis e hotéis.
Para fazer a comparação, o levantamento dividiu as compras em três períodos: 15 de fevereiro a 15 de março (30 dias antes da quarentena); 16 de março a 15 de abril (30 primeiros dias da quarentena); e 16 de abril a 15 de maio (segundo mês de quarentena). A empresa mandou para a coluna os dados de Porto Alegre. Confira:
Gastros das classes C e D na primeira parte da quarentena:
+23% em estabelecimentos online
-33% em restaurantes
+66% em supermercados
-43% em transporte
E na segunda parte:
+49% em estabelecimentos online
-38% em restaurantes
+41% em supermercados
-58% em transporte
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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