Após diálogos com o Diretório Central de Estudantes (DCE), a Universidade do Vale do Taquari (Univates), com sede em Lajeado, anunciou um programa de descontos na mensalidade dos estudantes, válido para os meses de junho e julho. Além disso, a instituição adiou por alguns dias a data de pagamento da mensalidade. As aulas presenciais estão suspensas desde meados de março. Por enquanto, a coluna tinha relatos de descontos apenas em escolas de educação infantil ao Ensino Médio.
Para o mês de junho, será dado um desconto de 10%. Os estudantes poderão pagar o boleto até o dia 22 de junho. Já para o mês de julho, o desconto será maior, 20%. Nesse mês, o pagamento poderá ser efetuado até o dia 20. Mas, se perder o prazo, cai o desconto.
Além disso, a universidade anunciou um desconto de 5% para mensalidade de estudantes dos cursos de pós-graduação lato e stricto sensu para junho. Em julho, esse desconto será de 15%.
De acordo com o reitor, Ney Lazzari, foi acertado em uma reunião com o DCE e diretórios acadêmicos que, se os representantes dos estudantes quiserem, poderá ser constituído um grupo de trabalho entre Univates e DCE para que sejam estudadas as contas da instituição. A prática é elogiável no quesito transparência, pois a planilha de custos sinaliza qual espaço que qualquer instituição de ensino tem para ajuste de mensalidades neste momento de crise, gerada pela pandemia.
Desconto nas mensalidades
A coluna fez um levantamento em relação às escolas privadas de Porto Alegre para saber como estão os descontos na cidade. Encontrou escolas concedendo desconto de até 35%. Confira: Veja percentuais de desconto na mensalidade de escolas particulares de Porto Alegre
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista