Conhecida cafeteria e doceria de Porto Alegre, a Charlie Brownie fechará para sempre a unidade do bairro Cidade Baixa, onde também funcionava o seu pub. Uma mensagem colocada nas redes sociais informou os clientes sobre a decisão, recebendo centenas de comentários em poucas horas. O local já estava com atividades suspensas durante a pandemia.
O texto é longo, mas relembra que, quando a epidemia começou, os donos da empresa pensaram: "ESTAMOS FALIDOS", assim mesmo em caixa alta. Acrescenta que não era uma empresa que tivesse recursos para lidar com a queda de faturamento, ainda mais considerando um investimento grande feito no ano passado. As operações de delivery e takeway não conseguem manter a receita com as unidades fechadas ao público.
Também há crítica a bancos, o que tem sido comum por parte de pequenas empresas que tentam tomar crédito. Outro ponto abordado são os aluguéis, que só conseguirão ser reduzidos após a empresa "endurecer muito o contato com as imobiliárias", como diz a mensagem.
A unidade que está sendo fechada se chama Charlie Pub. Segundo a empresa, foi o local onde teve mais sonhos e mais problemas. Citou que os problemas enfrentados no bairro começaram antes mesmo da pandemia:
"(...) o bairro Cidade Baixa vinha sofrendo consideravelmente pela falta de diálogo entre moradores, empreendedores e poder público. Nós até ingressamos na associação dos empreendedores do bairro, mas embora tenhamos tentado ser progressistas, pouco espaço tivemos. Esses conflitos todos comprometem bastante a vida social do bairro e já vinham afetando nossa operação desde 2019."
Chegou a se cogitar que a unidade fosse então transformada em uma doceria com padaria, funcionando como pub aos finais de semana após a quarentena. No entanto, a mudança exigiria investimento, máquinas, estruturação de equipe, tempo e energia que a empresa disse precisar, agora, direcionar para a sobrevivência da Charlie Brownie. A empresa não descarta, no entanto, voltar ao bairro no futuro.
Enquanto isso, a empresa segue operando em dois endereços para delivery e takeaway. As unidades ficam na Avenida Mariland e na Rua Fabrício Pillar, ambas no bairro Mont'Serrat.
Veja a postagem que comunicou o fechamento na noite desta quarta-feira (13):
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista