Quem nunca ouviu que o signo do zodíaco indica suas características de personalidade? Se o horóscopo sinaliza comportamentos amorosos ou das relações pessoais, não seria estranho também ter influência sobre a relação da pessoa com o dinheiro.
Uma iniciativa da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o projeto Meu Bolso em Dia esboçou um perfil de comportamento financeiro dos signos. Para isso, usou como base o livro “Seu futuro astrológico”, da astróloga e escritora norte-americana Linda Goodman, que traz teorias sobre o assunto.
"Mesmo que você não acredite em astrologia ou não se identifique com as descrições a seguir, vale a pena buscar o caminho do autoconhecimento para se dar conta das suas reações mais automáticas, antecipá-las e agir com mais consciência em cada escolha", diz a equipe da plataforma, aproveita para estimular a educação financeira do leitor.
Confira abaixo um resumo do material "Os 12 signos do zodíaco e o dinheiro: qual a relação?", produzido pelo Meu Bolso em Dia:
Áries - 21 de março a 20 de abril
Impulsivos e generosos, arianos não costumam fazer reservas financeiras e tendem a ter um padrão de vida acima da renda. Empreendedores e líderes por natureza, são ótimos em fazer dinheiro, mas gastam com facilidade. Querem ser independentes e não gostam de ouvir opiniões sobre como administrar o seu dinheiro. Mesmo mais propensos ao endividamento, também têm energia para trabalhar e superar dificuldades financeiras. Sua armadilha de consumo são os presentes para amigos e familiares.
Touro - 21 de abril a 20 de maio
Paciência e obstinação são marcas pessoais dos taurinos, sendo raro vê-los desistir. São resistentes e leais, capazes de suportar dificuldades financeiras durante anos, sem reclamar ou trair valores pessoais e familiares. Conhecem o valor do dinheiro e sabem fazer economia como ninguém, construindo aos poucos patrimônios sólidos. Eles têm o pé no chão e costumam fazer reservas para conquistar estabilidade. Por outro lado, adoram boa comida, conforto e o que mais agradar seus sentidos apurados, o que pode ser uma armadilha de consumo.
Gêmeos - 21 de maio a 20 de junho
Geminianos são conhecidos por seu comportamento mutável. São capazes de gastar rios de dinheiro em um dia e no outro, arrependidos, conseguir que a loja devolva tudo. Diante de crises financeiras, são ágeis e versáteis para levantar dinheiro. São ótimos em vendas. Porém, como são inquietos, podem se tornar insaciáveis, o que gera o risco da busca eterna por mais dinheiro. Sua maior armadilha é cobiçar o padrão de vida dos outros.
Câncer - 21 de junho a 21 de julho
Sentimentais e caseiros, quando gastam dinheiro, cancerianos preferem investir em objetos de qualidade do que economizar com algo que estrague rápido. Tudo que os cerca deve durar por muito tempo. Por mais dinheiro que reservem, não se sentem realmente seguros. Imprevistos tiram seu sono, pensam no longo prazo e são precavidos. São peritos em acumular dinheiro e fazê-lo crescer, mas também dividem com quem precisa, desde que não comprometa a segurança da sua própria família.
Leão - 22 de julho a 22 de agosto
Poucos leoninos são precavidos ou organizados com o dinheiro. Tendem a gastar com extravagâncias e fartura, além de assumir a responsabilidade por outras pessoas. Ao mesmo tempo, evitam aceitar ajuda financeira. Mesmo que estejam financeiramente quebrados, se alguém lhes pedir um empréstimo, são capazes de recorrer ao banco para atender ao pedido. São propensos a entrar em apostas ou investimentos arriscados, e, mesmo quando perdem dinheiro, não costumam reconhecer o erro.
Virgem - 23 de agosto a 22 de setembro
São detalhistas, críticos, trabalhadores incansáveis, preocupados com o futuro, disciplinados e organizados. Os virginianos são excelentes para administrar o orçamento doméstico. Ao mesmo tempo, se irritam com a preguiça, o desperdício e os gastos desenfreados, ficando chocados com esbanjamentos. Movimentam o dinheiro com cautela e não querem depender de outras pessoas. Sabem ser generosos, mas não vão além do razoável, pois poucos têm tanta capacidade de dizer “não” como eles. Sua maior armadilha é acumular dinheiro demais para o futuro e esquecer de aproveitar a vida no presente.
Libra - 23 de setembro a 22 de outubro
Librianos buscam sempre o equilíbrio e, por isso, gastam o necessário para ter beleza, conforto e harmonia. Entretanto, podem demorar para tomar decisões, pois precisam examinar cuidadosamente todos os lados. Podem ser chamados de indecisos, mas possuem na verdade grande habilidade em reunir os envolvidos para chegar a um consenso que atenda às necessidades de todos.
Escorpião - 23 de outubro a 21 de novembro
Corajosos, dificilmente se abalam e não culpam os outros por seus problemas ou erros. No trabalho, sua motivação é chegar ao topo, aceitando receber ordens por algum tempo até que conquistar uma posição de destaque ou montar seu próprio negócio. Com excelente memória, dificilmente atrasam as contas. Como se entregam ao amor com facildiade, a armadilha pode ser gastar demais para demonstrar essa paixão.
Sagitário - 22 de novembro a 21 de dezembro
Aventureiros por natureza, correm mais risco nos investimentos. Por serem tão destemidos e impulsivos, estão sujeitos a cometer excessos com jogos, bebidas, comida ou viagens. Priorizam as experiências acima dos bens e posses, mas seus sonhos e objetivos são ousados. Voam alto e são otimistas, podendo arriscar as economias. O amanhã está muito longe para alguns sagitarianos. Podem se aborrecer com cálculos e controle de gastos. Porém, conseguem extrair o melhor das crises e aprender com as experiências.
Capricórnio - 22 de dezembro a 20 de janeiro
Decididos e calculistas, os capricornianos traçam objetivos desde cedo e os perseguem com persistência. Com espírito prático e racional, raramente entram em um negócio sem estarem preparados financeiramente, além de preferirem investimentos conservadores. Não se assustam com planilhas. Até abraçam causas sociais, mas não gostam de desperdícios. Sabem pechinchar como ninguém e sabem muito bem que tempo é dinheiro.
Aquário - 21 de janeiro a 19 de fevereiro
São criativos e imprevisíveis. Não buscam a fortuna, trabalham pelo propósito e isso pode lhes trazer riqueza por acaso. Desprezam a mentira e a fraude, evitando tomar e conceder empréstimos. Podem até dar dinheiro de presente, mas detestam dívidas. Não aprovam pessoas que vivem além de seus rendimentos.
Peixes - 20 de fevereiro a 20 de março
Piscianos geralmente são desapegados de bens materiais, poder, liderança ou riqueza. Poucos acumulam dinheiro, embora não tenham nada contra ele. Conseguem viver com simplicidade e são extremamente adaptáveis. Em situações de crise financeira, podem facilmente cortar despesas, vender o carro ou se mudar para uma casa menor, sem grandes sofrimentos. Não costumam controlar as contas e, por isso, é comum que o mês termine antes do salário. Ajudar é seu primeiro instinto e têm muita dificuldade para dizer “não”.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista