Foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) a operação em que a empresa norte-americana de proteína animal Tyson Foods compra 40% da divisão de alimentos do Grupo Vibra, que tem sede em Montenegro (RS), produz e exporta produtos avícolas. Não foi divulgado o valor do negócio. O assinatura oficial do negócio está prevista agora para a primeira quinzena de janeiro.
Segundo comunicado do anúncio da compra, a Tyson pretende atender clientes brasileiros, mas também mercados da Ásia, Europa e Oriente Médio. Atualmente, os produtos são vendidos para mais de 50 países. O acordo prevê que a empresa gaúcha separe em uma empresa à parte a Agrogen, que faz multiplicação genética de matrizes de aves. O Vibra também tem as marcas Nat e Avia. Além da sede no Rio Grande do Sul, o grupo tem operações no Paraná e em Minas Gerais, além de uma unidade de negócios em Dubai, nos Emirados Árabes.
Desde o ano passado, a Tyson Foods já comprou a Keystone Foods, que inclui operações na China, Coréia do Sul, Malásia, Tailândia e Austrália, e os negócios de aves da BRF na Tailândia e na Europa. As empresas estimam que, nos próximos cinco anos, quase 98% do crescimento do consumo de proteínas acontecerá fora dos Estados Unidos.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista