Aconteceu o que já se projetava. A Di Cristalli fechará a fábrica de Três Coroas, no Vale do Paranhana. Com isso, serão demitidos 306 trabalhadores. A informação é do vice-presidente do Sindicato dos Sapateiros de Três Coroas, Erni Rinker, que esteve em reunião com a empresa nesta sexta-feira (1º).
Ainda nesta semana, a coluna Acerto de Contas noticiou que trabalhadores estavam se mobilizando para evitar a retirada de máquinas da fábrica. Os funcionários chegaram a ficar na frente na fábrica para bloquear a eventual saída de caminhões, que estavam saindo com equipamentos.
Segundo Rinker, a empresa não estava pagando o que foi acordado para os funcionários que já foram demitidos. Além disso, a Di Cristalli tinha cancelado os pedidos de calçados feitos por lojistas.
— Nos disseram que usarão o patrimônio para pagar os funcionários. É o que pretendem fazer. Mas não há garantia de que todos serão pagos — conta o sindicalista.
A coluna pediu para a Di Cristalli um novo posicionamento sobre a situação. Atualização: Após a publicação deste texto, a empresa enviou para a coluna a mesma nota que está mandando para clientes e fornecedores. Conforme o texto, ela sinaliza que irá pagar os funcionários e que há uma possibilidade de retomada da operação da fábrica no futuro. Confira trecho do comunicado:
"Salienta a empresa que possui quase 20 anos de atuação no mercado no ramo de atividades calçadistas, sempre tendo honrado com seus compromissos financeiros e operacionais, atuando sempre com responsabilidade perante seus fornecedores e colaboradores nesse sentido.
Agradecemos a compreensão de todos e esperamos tão logo retornar às nossas normais atividades, ficando à disposição para quaisquer esclarecimentos."
No dia em que noticiou a mobilização dos trabalhadores, a empresa enviou uma nota na qual a empresa admitia as dificuldades financeiras e acrescentava que as máquinas foram vendidas para pagar funcionários. Relembre:
"A empresa vem sofrendo dificuldades financeiras há algum tempo. Em agosto do ano passado, fazia 9 mil pares/dias se readequou para 3 mil pares/dia. A fábrica tem máquinas para 9 mil pares/dia, sendo que hoje não tem espaço físico para tantas máquinas. Para pagamento de adiantamento salarial e pagamentos de funcionários, tem vendido algumas máquinas. Não temos conhecimento de cancelamento de pedidos de clientes até momento.", diz a íntegra da nota da indústria.
Calçadista fechou outra fábrica há um ano
Em agosto de 2018, a coluna Acerto de Contas noticiou que a Di Cristalli estava fechando a fábrica de São Francisco de Paula, na serra gaúcha. A empresa era a maior empregadora do município, com 360 postos de trabalho.
Funcionários
Em tempo, o Sindicato dos Sapateiros tentará recolocar os funcionários demitidos. A entidade mantém o contato de todos os trabalhadores e pode ser contatada por empresas interessadas pelos telefones: 51.980494918 e 51.35461465.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista