A CEEE aproveitou a liberação de recursos de até R$ 500 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para enviar a clientes inadimplentes mensagens de SMS sugerindo o uso do dinheiro contas atrasadas. Estão sendo enviados torpedos todas as semanas para 126 mil usuários, com o cuidado de ser sempre no dia anterior à liberação do saque. Tem mais gente inadimplente, mas esses são os que a companhia tem o telefone celular.
A empresa também está enviando a sugestão só para clientes com dívidas de, no máximo, R$ 500. A mensagem sai do número tradicional da CEEE para SMS: 27307, que é o mesmo usado pelos clientes para informarem a falta de luz. Dúvidas podem tiradas pelo telefone 0800-721-2333, com ligação gratuita.
Importante saber que clientes inadimplentes correm risco de corte no fornecimento de energia elétrica. Além disso, a conta atrasada tem multa de 2%, mais correção monetária pelo IGPM e ainda juros de 1% ao mês. Ou seja, vale a pena, considerando que o FGTS está com rentabilidade de 6,18% ao ano. É bem maior do que a poupança, mas muito menor do que uma dívida atrasada.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista
Atenção: em breve, você só poderá acessar o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não estará mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.