Quem pensa os negócios, precisa projetar tendências. Preparar-se para o futuro e suas mudanças é importante para a perenidade da empresa. Pensando nisso e aproveitando a pesquisa de Dia da Criança, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre encomendou um perfil da geração alfa da Capital. Ela engloba quem nasceu após 2010.
Essas crianças também são conhecidas como Geração de Vidro, em referência à quantidade grande de telas com as quais lidam, do celular ao tradicional computador de mesa. Para elas, é por onde o conteúdo se dissemina, de forma interativa e portátil.
— Essa geração trará uma revolução no consumo. É muito diferente a relação com a tecnologia, que deixa de ser uma ferramenta, mas integra a vida - observa o presidente da CDL Porto Alegre, Alcides Debus.
O estudo reforça: não são apenas multitelas, mas são ainda multitarefas. A geração alfa tem sido considerada mais sofisticada por quem a analisa, tanto social, quanto psicológica, educacional e comercialmente, que é o foco dos lojistas. Por outro lado, a maturidade também vem antes, assim como cai a prática de atividade física, até pelo uso maior das telas e menos tempo brincando na rua.
O estudo usa ainda o termo "Hierarquia do Sim", em referência ao alto poder de influência das crianças hoje nas decisões da família:
— Quanto maior é a classe social, mais frequente é perguntado para as crianças sobre seu próprio presente. Aliás, é maior o poder de influência no geral — acrescenta Debus.
Prevendo os impactos no varejo, a CDL Porto Alegre fez um raio-x dessas crianças conversando com 412 pais presencialmente e enviou o estudo para a coluna Acerto de Contas. Abaixo, os principais resultados.
Entre os entrevistados, os filhos influenciam nas seguintes decisões:
81% o que fazer no final de semana
57% aquisição de um pet
57% para onde viajar nas férias
34% compra de um celular novo
28% compra de roupas para os pais
20% compra de um eletrônico para a casa
19% compra de um veículo para a família
Sobre atividades:
Praticam algum esporte
Não 54%
Sim 46%
Estudam algum idioma:
Não 81%
Sim 19%
Fazem aula de música:
Não 93%
Sim 7%
Fazem aula de artes:
Não 84%
Sim 16%
Fazem aula de programação:
Não 97%
Sim 3%
Fazem aula de dança:
Não 81%
Sim 19%
As crianças com até 10 anos colaboram em alguma atividade da casa?
Guardar brinquedos 57%
Arrumar o próprio quarto 36%
Arrumar a mesa para as refeições 26%
Lavar a louça 14%
Dobrar e guardar suas roupas 12%
Preparar lanches / refeições 10%
"Guardar brinquedos, arrumar o quarto, arrumar a mesa, lavar louça e dobrar roupas são atividades que não fazem parte da realidade das crianças de classe A, enquanto são a realidade das crianças que pertencem às classes B e C.", analisa a Vitamina Pesquisa, que conduziu o estudo encomendado pela CDL POA.
Atividades preferidas das crianças, por ordem:
Brincar
Ficar no celular
Assistir Youtube
Praticar esporte
Jogar videogame
Brincar de pega-pega
Jogos não eletrônicos
Assistir televisão
Fazer slime
Ler
Saiba mais no programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha. Ouça aqui:
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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