Junto com a tradicional pesquisa de vendas de Dia dos Pais, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre divulgou com a Vitamina Pesquisa um estudo sobre o "novo pai". O material foi antecipado para a coluna Acerto de Contas, que destaca alguns pontos interessantes citados pelos mais de 400 entrevistados na Capital:
Trocar fraldas
Sempre
Meu pai 12%
Eu 44%
Às vezes
Meu pai 10%
Eu 38%
Nunca ou raramente
Meu pai 78%
Eu 16%
Levar para a escola
Sempre
Meu pai 37%
Eu 64%
Às vezes
Meu pai 25%
Eu 23%
Nunca ou raramente
Meu pai 34%
Eu 8%
Comprar presente de aniver
Sempre
Meu pai 37%
Eu 67%
Às vezes
Meu pai 13%
Eu 18%
Nunca ou raramente
Meu pai 16%
Eu 33%
Estar nas apresentações da escola
Sempre
Meu pai 32%
Eu 62%
Às vezes
Meu pai 24%
Eu 28%
Nunca ou raramente
Meu pai 6%
Eu 30%
Levar ao médico
Sempre
Meu pai 39%
Eu 91%
Às vezes
Meu pai 21%
Eu 18%
Nunca ou raramente
Meu pai 40%
Eu 3%
CDL e Vitamina observam que os pais dos entrevistados colocavam-se mais disponíveis em tarefas no espaço público. Já atividades "indoor" foram prioritariamente das mães.
"Das 99 vezes que levamos a nossa filha no médico, eu fui em 95 e a minha esposa em 5. Mesmo assim, sabendo que eu era o responsável pelos cuidados com ela, a médica dizia 'mãe, como ela está comendo?'", relato de um pai da Geração X não identificado pela pesquisa.
"Ser pai está virando cool" e "Mais do que um pai provedor, um pai presente" são as tendências da paternidade, segundo o levantamento.
"A geração de pais Millennials se colocou em papel de protagonizar a mudança. Não querem ser os pais que tiveram. Para eles é fundamental estar presente e fazer parte da criação dos filhos. Os filhos da Geração Z, mais pragmáticos que os pais, exigem mudanças reais e que vão além do discurso. Esse choque de gerações está colocando as coisas em movimento.", destaca a análise.
O estudo finaliza enfatizando que 57% dos entrevistados acreditam que a divisão igual dos cuidados com os filhos é feita com a dupla. Ou seja, ainda há 43% de espaço para avançar, conclui a equipe da pesquisa.