Feito pelo Grupo ZAP, estudo do mercado imobiliário apontou queda na área útil dos imóveis residenciais lançados em Porto Alegre. A média por unidade passou de 72 m² para 67 m² nos últimos cinco anos.
Proporcionalmente, é uma redução de 7%. No entanto, os 5 m² a menos representam tranquilamente uma cozinha nos apartamentos lançados atualmente. Mais do que a redução no número de peças como dormitórios, espaços compactos e áreas cada vez mais compartilhadas são destaque em novos empreendimentos. Um dos motivos, claro, é reduzir o preço.
Veja a média nas regiões metropolitanas com o maior número de lançamentos de imóveis residenciais na pesquisa do Grupo Zap:
São Paulo (SP) 57 m²
Rio de Janeiro (RJ) 64 m²
Belo Horizonte (MG) 49 m²
Porto Alegre (RS) 67 m²
Recife (PE) 49 m²
Curitiba (PR) 69 m²
O levantamento apontou ainda que o Brasil alcança a marca de 97 mil novas unidades residenciais em 2018. Foram 693 empreendimentos lançados e um valor geral de vendas (VGV) acima de R$ 32 bilhões. São números altos, mas os menores dos últimos cinco anos, o que é efeito da crise econômica iniciada em 2013.
A Região Metropolitana de São Paulo é a principal área para o mercado imobiliário brasileiro com 235 empreendimentos lançados em 2018, seguido da região metropolitana de Belo Horizonte (MG) com 42. As regiões metropolitanas do Rio de Janeiro (41), Porto Alegre (33), Curitiba (25) e Recife (17) estão na sequência.