Os supermercados vêm comemorando a alta na intenção dos consumidores de comprarem presentes de Natal nos estabelecimentos. Em 2018, apareceram em terceiro lugar, citadas por 18,5% dos entrevistados da pesquisa da Associação Gaúcha de Supermercados.
A AGAS enviou o estudo completo para a coluna Acerto de Contas. Chamou a atenção que o produto que os consumidores mais pretendem comprar de presente de Natal é panetone, citado por 24,1%. Pesquisas costumam mostrar, inclusive, que o consumo de panetone no Rio Grande do Sul é o maior do país. Presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo diz que o panetone industrializado sai mais que o artesanal pela diferença de custo. O produto é seguido por bebidas, bonecas e brinquedos nas citações do levantamento de Natal.
Os principais presentes:
Panetone 24,1%
Bebidas 16,7%
Bonecas 13%
Brinquedos 11,1%
Roupas 9,3%
Champagne 7,4%
Bombons 7,4%
Outras 29,6%
A pesquisa também questionou os consumidores sobre em qual supermercado pretende comprar presentes. Lembrando que o Walmart é dono das baneiras BIG e Nacional, as respostas mais citadas foram:
BIG 33,3%
Zaffari 31,5%
Carrefour 11,1%
Nacional 3,7%
Walmart 1,9%
Ainda conforme a pesquisa, 85% dos supermercadistas admitiram mudanças significativas nos consumidores em 2018. Para 35% deles, a principal alteração é a busca cada vez maior por preços mais baixos. Os produtos de limpeza ganharam destaque nas vendas de 2018, seguidos por hortifrutigranjeiros e cervejas.
Consumidores foram questionados sobre o que sugerem para os donos dos supermercados. Como era de se esperar, metade pede que baixem os preços dos produtos. Uma surpresa positiva foi que 27,5% dos consumidores sugeriram que os supermercados doem o lucro para entidades assistenciais.