Muitos nem sabem, mas as empresas de cartão de crédito costumam oferecer seguro viagem para quem faz a compra usando o meio de pagamento. E melhor ainda, quase sempre não tem cobrança extra alguma e é automático.
É uma forma de economizar, com certeza. No entanto, alguns cuidados são importantes no meio do planejamento da viagem. Afinal, o seguro envolve saúde, conforto e segurança. Leia o contrato que costuma estar disponível no site da operadora ou entre em contato com a equipe de atendimento e peça as orientações.
Quem tem direito ao seguro de viagem oferecido pelo cartão de crédito?
CEO da ComparaOnline no Brasil, Paulo Marchetti: Em geral, passageiros que compraram a passagem aérea com o cartão de crédito. Porém, verifique se o modelo do cartão contempla o serviço. Costuma ser estendido também ao cônjuge do titular e para filhos menores de 24 anos, desde que todas as passagens sejam compradas no cartão.
Há limite de duração da viagem para contar com o seguro?
Paulo Marchetti: Os seguros oferecidos pelos cartões costumam cobrir de 30 a 60 dias. Já o serviço de empresas especializadas possuem cobertura de até 365 dias com possibilidade extensão.
Preciso pagar por eventuais despesas médicas?
Paulo Marchetti: A maioria dos cartões trabalha com reembolso, inclusive em casos de internações. Quando é assim, o turista arca com as despesas, guardar as notas e depois recebe o valor. Verifique se o reembolso vale para 100% do que foi gasto.
Há lugares e atividades que não entram na cobertura do seguro viagem de cartões?
Paulo Marchetti: Normalmente, a cobertura é global. Agora, se a opção for contratar seguro de empresa especializada, pesquise planos limitados a determinadas regiões, que costumam ser mais baratos. Importante avaliar também que, na maioria dos casos, não cobrem despesas médicas de gestantes.
O que os seguros contratados por fora têm de vantagem?
Paulo Marchetti: Em geral, repatriação funerária, atraso na entrega de bagagem e seguro por atraso e cancelamento de voo. Mas é preciso verificar com a bandeira do cartão de crédito se estes serviços também não são oferecidos por ela.