São quase 500 mil desempregados no Rio Grande do Sul, conforme o último levantamento do IBGE. São pessoas que estão procurando emprego e não conseguem. Outro dado mostrou a extinção de 3,5 mil cargos de chefia no Estado no último ano.
Mas como se destacar nesse mar de gente? Ainda mais quando as oportunidades são disputadas por pessoas até mesmo de outros locais, através da internet? Uma das ferramentas é o LinkedIn e a publicitária Fabiana Marcon selecionou algumas dicas:
1 - O LinkedIn é baseado em palavras-chave. O recrutador acessa a rede procurando por um profissional. Coloque na descrição e no título qual é a sua atividade. Não coloque "em busca de recolocação".
2 - Recomendação também impacta no algaritmo do LinkedIn. O quanto você recomenda colegas e o quanto já recomendaram você. Isso faz seu perfil subir no ranking do algoritmo e aparecer mais nas buscas. Entre duas pessoas que têm a mesma palavra-chave, quem tem recomendações sobe no ranking e aparece mais.
3 - Invista na sua rede de contatos do LinkedIn. Quanto mais pessoas você conhece, mais chance de alguém conhecer alguém que aquele recrutador conhece. Você não será o número um, mas aparecerá no segundo ou no terceiro nível de conexão.
4 - Use uma boa foto, que represente como você iria trabalhar.
5 - Compartilhe e poste assuntos relacionados à profissão. Deixe comentários ou fotos da vida pessoal para as outras redes sociais.
- Importantíssimo: fale a verdade. Isso vale para qualquer currículo ou entrevista e não apenas para o LinkedIn. Na verdade, vale para a vida - salienta Fabiana Marcon.
A publicitária lançou recentemente a plataforma digital SelfGuru, ao lado da profissional de Recursos Humanos Luciana Madrid. Ambas reforçam a importância do LinkedIn como rede social profissional.
- É um banco de dados poderosíssimo. É o maior banco de dados de currículos e muito usado pelos recrutadores em todo o mundo - acrescenta Fabiana.