Mais uma vez a coluna Acerto de Contas fala sobre o currículo, este documento tão importante para o trabalhador que está em busca de um emprego. Recentemente, publicamos 10 coisas para não fazer no currículo e outras 10 que não devem ocorrer na entrevista de emprego.
Agora, a especialista em Recursos Humanos Andressa Paltiano selecionou dez currículos com erros e explicou o motivo dos problemas. A profissional da Experta Corporate é, inclusive, a única gaúcha entre os 100 principais influenciadores de RH do ranking #HRInfluencersLatAm.
Exemplo 1:
Currículo mal estruturado. A informação sobre a formação do candidato está incompleta e parece que simplesmente foi jogada no documento.
Exemplo 2:
E-mail enviado sem assunto e, pior, sem o currículo em anexo.
Exemplo 3:
Currículo mal estruturado. Foi criado para ser bonito esteticamente, mas é pouco funcional. Os ícones chamam mais atenção do que as informações profissionais do candidato.
Exemplo 4:
É muito comum o endereço estar incompleto. Só que a informação é muito importante para considerar ou não o candidato para a selação, devido à distância do local de trabalho.
Exemplo 5:
Não é indicado usar foto de redes sociais. Andressa, inclusive, prefere currículos sem fotos. Diz que a competência não tem imagem.
Exemplo 6:
Cuidado com informações confusas. Afinal, o inglês é avançado ou fluente?
Exemplo 7:
Cuidado com a informalidade. A informação sobre o WhatsApp é relevante neste caso? Não deveria estar escrito apenas "whats".
Exemplo 8:
Não faça todo o currículo em negrito. Cansa o olhar do profissional de RH que passa o dia selecionando documentos. É provável que o documento não seja lido.
Exemplo 9:
O período de experiência deve aparecer a data e não com a duração. Não mostra, por exemplo, há quanto tempo a pessoa está desempregada.
Exemplo 10:
Andressa Paltiano chamou este de "show de horrores". Segundo ela, a fonte péssima, a foto é informal e de rede social, em negrito e com erros de português. Alerta para a imagem que o profissional transmite pelo currículo.