Depois do péssimo resultado de dezembro, o Rio Grande do Sul teve um janeiro muito positivo no mercado de trabalho formal. Foi puxado pela indústria e pela agropecuária. Foram criados 17.769 empregos com carteira assinada. No mês anterior, foram fechadas 25.459 vagas.
As informações foram divulgadas nesta sexta-feira pelo Ministério do Trabalho. Integram o Caged, cadastro formado pelas informações enviadas pelas empresas.
A agropecuária gerou 7.447 empregos. Tanto que o município de Vacaria, sozinho, criou 6.382 vagas. É época de colheita da maçã.
As indústrias gaúchas criaram 7.382 postos de trabalho. É uma notícia muito boa porque a geração de emprego em fábricas impulsiona a renda, o que se reflete depois em outros setores.
Chama a atenção também que a indústria de calçados trouxe o melhor resultado, contratando 2.773 pessoas a mais do que demitiu. O segmento tinha sido o destaque negativo de 2017.
Outra boa surpresa veio da construção civil. Com indicadores que apontam dificuldade de sair da crise e com o acumulado de 12 meses ainda longe de ser revertido, o setor fechou janeiro com a geração de 1.429 empregos.
O que mais pesa na economia, o setor de serviços foi ainda melhor que a construção. Criou 2.675 empregos em janeiro. Segmentos de alimentação e administrativos puxaram o resultado. Serviços de transportes seguem com desempenho negativo e são considerados termômetros.
Único setor a criar vagas em 2017, o comércio extinguiu 916 postos de trabalho em janeiro. O resultado foi puxado pelo varejo, o que é comum para o mês após o Natal. Já o atacado contratou mais do que demitiu.
Municípios
Além de Vacaria, outros dois municípios da Serra lideram o ranking de geração de empregos em janeiro. Veja a lista:
1 - Vacaria +6.382
2 - Caxias do Sul +1.366
3 - Bento Gonçalves +566
4 - Sapiranga +492
5 - Novo Hamburgo +399
Acumulado de 12 meses
O resultado de janeiro reverte o acumulado de 12 meses. O saldo entre contratações e demissões ficou positivo, com criação de 1.326. O acumulado de 2017 tinha apontado o corte de 8.173 empregos.
Comparação com janeiro de 2017
O resultado foi bem superior a janeiro do ano passado. Naquele mês, foram criados 8.134 empregos. Indústria e agropecuária também foram bem, com influência da sazonalidade de alguns segmentos. No entanto, o comércio tinha fechado bem mais postos de trabalho.