Mais cedo, a coluna publicou a lista dos 10 municípios com maior nível socioeconômico do Rio Grande do Sul. As informações são do Idese de 2015, índice divulgado nesta quarta-feira pela Fundação de Economia e Estatística.
Agora, a lista é dos municípios com o Idese mais baixo. Dom Feliciano lidera o ranking negativo, puxado principalmente pela renda.
Em segundo lugar está Alvorada. Neste caso, Educação e Renda puxam o Idese do município.
Veja a lista dos municípios com o Idese mais baixo no Rio Grande do Sul:
1 - Dom Feliciano 0,567
2 - Alvorada 0,571
3 - Jaquirana 0,572
4 - Capão do Leão 0,602
5 - Redentora 0,614
6 - Viamão 0,617
7 - Amaral Ferrador 0,626
8 - Vale do Sol 0,626
9 - Cerro Grande do Sul 0,629
10 - Passa Sete 0,631
Além de Alvorada, Viamão também destoa dos demais. Tanto em características econômicas, quanto demográficas. Coordenador do Núcleo de Indicadores Sociais da FEE, Rafael Bernardini observa que ambos são populosos, mas pouco industrializados. São tradicionalmente conhecidos como “municípios dormitório” de Porto Alegre.
— Este fato acaba por induzir seus habitantes a consumir majoritariamente na Capital, enfraquecendo, assim, suas economias - analisa o estatístico.
Com relação aos demais municípios, contudo, não há muitas características que os distinguem, além de serem pouco populosos, altamente rurais e concentrados. Na maioria, ficam na região Central ou Sul do Estado, conclui o coordenador