Após assistir ao vídeo especial Acerto de Contas: investimento para diversificar sem muito trabalho sobre fundos multimercados, o leitor Lucas Paula mandou a seguinte pergunta:
Gostaria de saber se há prazo mínimo para resgate, além do que são e como funcionam as movimentações adicionais?
Felipe Mahler, da Monte Bravo Investimentos, respondeu:
"Cada fundo de investimento tem suas características e suas regras próprias. Entre elas, estão o valor mínimo inicial de aplicação, valor mínimo de movimentações e liquidez, que é o prazo para disponibilizar o recurso após a solicitação do resgate. Logo, a consulta a essas informações se faz mais objetiva sendo realizada diretamente no fundo que se tenha interesse. Estas informações estão presentes normalmente no material de divulgação do fundo. Abaixo, um exemplo:
Algumas outras características são comuns aos fundos multimercados. Por exemplo, o IOF e movimentações:
- Imposto sobre Operações Financeiras: Quando se resgata nos 30 primeiros dias após a aplicação, há incidência de IOF sobre os rendimentos auferidos, a uma alíquota regressiva dentro desse período. Portanto, é eficiente permanecer com o valor aplicado por mais de 30 dias, quando a alíquota é zerada e não onera a rentabilidade.
- Movimentações: Desde que o fundo não esteja fechado, é possível solicitar movimentações - novas aplicações e resgates - a qualquer tempo. Atente-se para um detalhe, hoje como esse tipo está com demanda muito alta, alguns fundos estão fechados para aplicações. Esse tipo de fundo fecha quando chega a determinado valor, como R$ 20 bilhões, para ser mais ágil no seu processo de alocação."