O modelo é chamado de "impressão por demanda" e promete reduzir em até 25% os custos nas empresas. O foco é diminuir as perdas, segundo a Simpress. O usuário precisa ir até a impressora para se identificar.
A empresa, inclusive, fechou uma parceria com a Doctor Clin, operadora de planos de saúde do Rio Grande do Sul. É uma terceirização do processo de impressão. Em quatro semanas, impressoras contratadas foram instaladas em sete unidades da empresa.
— Diminuímos as perdas de impressão de 10% para zero. As pessoas enviavam as impressões e não buscavam, o que gerava muita perda. Também evitamos o descarte de impressões — conta Gabriel Fritsch, gerente de TI da Doctor Clin.
A solução vale para impressoras multifuncionais que possuem os chamados recursos embarcados. São equipamentos que aceitam o uso de liberação de impressão por meio de crachá de identificação, login ou PIN Code.
Mas como implantar a cultura na empresa de fazer a pessoa ir até a impressora e identificar-se? Nos clientes que ainda não adotam a prática, a Simpress oferece treinamento dos usuários, além do plano de comunicação para conscientização.
A Simpress é subsidiária da Samsung. Atua no mercado que chamam de "outsourcing de impressão."