Em três anos, o número de academias em Porto Alegre saltou 40%, para 783 unidades. Setor cresceu em plena crise econômica.
Negócio promissor? Quem entrar nessa vai se dar bem? Não é bem assim. Ao mesmo tempo em foram abertos 223 estabelecimentos, o setor registrou o fechamento de 90 academias.
Os números chamaram a atenção da Empresa Jr. ESPM, que resolveu aprofundar o assunto e finalizou agora um estudo de 130 páginas com um diagnóstico do setor. Ouviu os donos e identificou que poucos têm conhecimento em gestão, sendo, na maioria, profissionais de educação física sem especialização em administração de negócios.
O estudo também escutou consumidores e identificou que há um sério problema de fidelização. Mais de 70% já mudaram de academia na eterna busca pela boa forma. Aliás, um terço dos entrevistados trocaria hoje de estabelecimento, mesmo respondendo que a satisfação é alta.
A diretora de projetos, Laura Collet, elenca três pilares essenciais para as academias fidelizarem os clientes a partir da análise das respostas dos 500 consumidores ouvidos na Capital.
Equipamentos
O pessoal quer equipamentos de mais qualidade, o que influencia na avaliação do ambiente da academia.
Proximidade
Ficou evidente que os consumidores ouvidos preferem que a academia fique perto de casa e que isso é mais importante do que a proximidade do trabalho. Clientes dizem que preferem ir até em casa tomar banho e trocar de roupa para ir ao trabalho, por exemplo.
Profissionais
Valorização do profissional que acompanha o treino. Uma relação próxima com um personal trainer fideliza o cliente.
Preço também aparece como motivo para troca de academia. No entanto, é preciso buscar um equilíbrio para garantir equipamentos e profissionais qualificados, dentro do que o bolso do cliente suporta.
Que motivos te levaram a trocar de academia?
Proximidade de casa: 29,14%
Estrutura: 22,19%
Qualificação dos profissionais: 12,83%
Preço: 12,57%
Variedade dos serviços oferecidos: 12,3%
Proximidade do trabalho: 3,74%
Segurança: 3,48%
Outros: 3,74%
Driblando a infidelidade dos clientes, ouça entrevista com Laura Collet para o programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha: